Subscribe:

Porque Galatas 220?

A carta que Paulo escreveu às igrejas da Galácia fala muito comigo, pois me identifico muito com ela.

Para entender o porquê, vou resumir a minha caminhada em Cristo:

A minha vida inteira eu fui católico romano, mas aos 37 anos eu tive um encontro com Cristo que mudou a minha vida.  A partir desse momento, eu passei a buscar a Deus através da Bíblia.  Agora, veja se a carta de Paulo não tem muita coisa em comum comigo:

Gálatas 1:6-12 (NVI)

6Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho

7que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo.

8Mas ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!

9Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!

10Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.

11Irmãos, quero que saibam que o evangelho por mim anunciado não é de origem humana.

12Não o recebi de pessoa alguma nem me foi ele ensinado; ao contrário, eu o recebi de Jesus Cristo por revelação.



Comparando o evangelho que eu seguia, com o evangelho que eu estava conhecendo na Bíblia, notei que eram completamente diferentes.  Questionei algumas pessoas sobre isso e eles me responderam que havia diferenças, pois revelações foram feitas depois que a Bíblia foi escrita acrescentando "algumas coisas" e retirando "outras".

Fiquei me perguntando: Mas o verso 8 de Gálatas 1 não diz que eu não devo seguir um evangelho diferente, mesmo se pregado por um anjo?  Tô fora!  Para que eu vou seguir o "pirata" feito por homens, se eu posso seguir o original, de origem Divina, conforme diz o verso 11?

Esses primeiros versos (v.6-12) parece que foram escritos para mim (passado), mas os versos seguintes (v.13-16) parece que são escritos por mim (presente):


Gálatas 1:13-16 (NVI)

13Vocês ouviram qual foi o meu procedimento no judaísmo, como perseguia com violência a igreja de Deus, procurando destruí-la.

14No judaísmo, eu superava a maioria dos judeus da minha idade, e era extremamente zeloso das tradições dos meus antepassados.

15Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou

16revelar o seu Filho em mim para que eu o anunciasse entre os gentios não consultei pessoa alguma



Eu poderia escrever:

Vocês ouviram qual foi o meu procedimento no catolicismo romano, como perseguia com violência a igreja de Deus, procurando ridiculariza-la e destruí-la. No catolicismo romano, eu superava a maioria dos católicos da minha idade, e era extremamente zeloso das tradições dos meus antepassados. Ia a igreja todo domingo, me confessava, etc... Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou revelar o seu Filho em mim para que eu o anunciasse entre os gentios não consultei pessoa alguma.

É após esse discurso que Paulo diz no segundo versículo do segundo capitulo: Fui para lá por causa de uma revelação e expus diante deles o evangelho que prego entre os gentios, fazendo-o, porém, em particular aos que pareciam mais influentes, para não correr ou ter corrido inutilmente.


E o versiculo 20 do segundo capítulo resume tudo:

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. (Gálatas 2:20)


Deu para entender?  
Vale a pena ler e reler essa carta!


Citações das escrituras retiradas da Biblia Sagrada, Nova Versão Internacional, Copyright © 1993, 2000 pela International Bible Society. Usado com permissão. Todos os direitos reservados. Pedidos de permissão que excedam as referidas orientações devem ser dirigidas e aprovadas, por escrito, por International Bible Society ®, 1820 Jet Stream Drive, Colorado Springs, CO 80921, USA. (retirado do site Irmãos.com)